TFG – Monografia

Estudo das relações entre a arquitetura e a música

Em meu trabalho final de graduação (2010), propus uma monografia que abordou o estudo das relações entre a arquitetura e a música.

O trabalho foi dividido em três partes: a primeira, denominada RAZÕES, PROPORÇÕES E ESCALAS NA ARQUITETURA E NA MÚSICA segue uma metodologia historiográfica e apresenta um estudo sobre os tipos de relação entre arquitetura e música, desde a Grécia antiga até meados do século XX.
A segunda parte, RELAÇÕES ENTRE A COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA E MUSICAL NAS OBRAS DE ALGUNS ARQUITETOS CONTEMPORÂNEOS, traz alguns projetos contemporâneos selecionados a partir dos critérios sugeridos por Elizabeth Martin na publicação Architecture as a translation of music (Pamphlet architecture 16. New York: Princeton Architectural press, 1994).
Na parte final da monografia, EXERCÍCIO PROJETUAL: ESCOLA TÉCNICA DE MÚSICA E AUDITÓRIO EM COTIA – SÃO PAULO, é apresentada a elaboração de um exercício projetual que foi realizado ao longo do ano como parte das atividades para conclusão do curso, onde foram desenvolvidos os seguintes objetos: uma escola técnica de música e um auditório para a região da Granja Vianna, em Cotia, São Paulo.
Para este projeto foi pensado um conceito que permitiu mapear elementos característicos de uma música e os transpor para a arquitetura, de maneira que esses elementos fossem interpretados com a linguagem dela. A partir da escolha de uma peça musical, no caso a Pequena Fuga em G menor de Johann Sebastian Bach, e do levantamento das características e análises gráficas dessa composição com a cooperação de alguns programas de computador, como o Auto CAD, foi possível fazer a divisão da música em quatro diferentes camadas (camada rítmica,camada harmônica, camada melódica e camada timbral) e analisá-las para elaborar um modelo de linguagem modular pertinente ao projeto arquitetônico, guiando assim o partido da Escola Técnica de Música e do Auditório.

Clique aqui para baixar a monografia: MONOGRAFIA_AGNES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s